03/07/2023

Cotriel lança seu E-Commerce para as compras na área de varejo

O e-commerce, ou comércio eletrônico, em português, é um modelo de negócio caracterizado pela compra e venda de produtos ou serviços pela internet, por meio de canais digitais online. Atendendo os novos  hábitos de consumos dos clientes que buscam cada vez mais agilidade e comodidade, essa modalidade de comércio tem conquistado o seu espaço no mercado varejista, sobretudo a partir da pandemia. Levantamento realizado por uma empresa do Reino Unido,  baseada em dados do e-commerce nos países da América Latina  o Brasil cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior, com US$ 49,2 bilhões em receita e, de acordo com previsões, deverão atingir US$ 52 bilhões até 2025. O Brasil concentra a maior parcela de tráfego da web para varejistas da América Latina, com 84% dos acessos.

Visualizando a importância de que estar presente no mundo digital não é mais um diferencial, mas uma necessidade, a Cotriel terá sua primeira área no e-commerce: a de varejo. O Cotriel Lojas,  através do site www.cotriellojas.com.br  será a pioneira na atuação nesta modalidade de comércio. A primeira área que irá ingressar no comércio eletrônico será as Lojas de Ferragens.  O lançamento oficial ocorreu na noite desta quarta-feira, 17 de maio, na Afeco, durante evento que teve a presença da diretoria, assessores, encarregados e conselheiros de administração e fiscais.

Ao se manifestar na ocasião, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini ressaltou a busca incessante da Cooperativa em inovar: “Ao longo destes últimos três anos, principalmente após a pandemia,  o crescimento do comércio online foi expressivo e a Cotriel passou a acompanhar esta tendência. Este novo marco demonstra o quanto estamos inovando e a atividade de varejo é a primeira e outras virão, pois queremos chegar mais perto do nosso associado e cliente”, disse.

Para Antonio dos Santos, assessor de agronegócios,  o  ingresso da Cooperativa no mundo digital vem para fortalecer a marca, mantendo o trabalho das lojas físicas: “Ao oferecer mais esta alternativa, estamos dando um passo importante, a fim de ampliar nossas vendas e movimentar ainda mais nossas atividades de varejo. Cada vez mais precisamos ir de encontro às novas tendências de mercado e o e-commerce chega para que Cotriel e clientes ganhem”, salientou.

Dienes Keller, gerente das Lojas de Ferragens lembrou que a concretização do e-commerce foi após muito estudo e planejamento, que envolveu várias áreas da Cooperativa: “Esta entrada no comércio pela internet vem para se somar a força das nossas lojas e trazer novos clientes que irão conhecer a Cotriel. Temos um longo caminho de aprendizado pela frente e a Cotriel tem muito a ganhar ingressando neste mundo digital”, destacou.

Segundo o  assessor de marketing da Cooperativa, Marcolan Prates,  todos os procedimentos envolvidos nas transações comerciais, desde a escolha do produto até o pagamento da compra, são realizados de forma digital,  “O grande diferencial é que, por funcionar de forma totalmente online, ele proporciona mais conveniência e praticidade aos consumidores, facilitando a pesquisa sobre os produtos desejados, consultando a opinião de outros clientes, comparando lojas e itens, a fim de facilitar o processo de decisão de compra”, lembrou.

Para poder acessar o e-commerce da Cotriel, o cliente terá de acessá-lo através do site www.cotriellojas.com.br e selecionar um ou mais produtos desejados. Em seguida, deve ser feito um cadastro que conste informações pessoais, como nome, CPF, e-mail e endereço de entrega. Então, o cliente realiza o pagamento do pedido, que geralmente pode ser por cartão de crédito, boleto bancário ou Pix. Com a aprovação do pagamento, a compra é concluída e o cliente recebe a encomenda no endereço cadastrado, ou pode optr por retirar em uma de nossas lojas, dentro do prazo estipulado.

O e-commerce   representa uma oportunidade de ampliar os  canais de venda, ajudando a expandir os negócios, atrair novos públicos e aumentar o faturamento. O comércio eletrônico demanda menos custos operacionais do que uma loja física tradicional, permitindo mais flexibilidade. É mais uma possibilidade que oferecemos aos clientes de nossa área de abrangência e de qualquer lugar do Brasil”, finalizou Marcolan.